PT
EN
ES
Bem-vindes à formação Perspectivas Pretas: Oficina de Crítica Audiovisual

Bem-vindes à formação Perspectivas Pretas: Oficina de Crítica Audiovisual

Por Heitor Augusto

Data de publicação: 16/09/2021

Saudações, prezado leitor, prezada leitora, prezade leitore. Você acaba de entrar em um espaço de reflexão acerca de imagens negras miradas a partir dos nossos próprios olhares. Nesta página você lerá todos os textos críticos produzidos durante a formação “Perspectivas Pretas: Oficina de Crítica Audiovisual”.

 

A oficina é uma atividade do Eixo Formação do NICHO 54 e acontece durante o NICHO NOVEMBRO 2021, nosso evento anual. Para a construção desse projeto convidamos a INDETERMINAÇÕES, plataforma que tem como objetivo por em conjunção e enfrentamento os entendimentos acerca da crítica e do cinema negro e brasileiro, por meio da investigação transdisciplinar e da construção de espaços públicos de debates. Com concepção de Lorenna Rocha e Gabriel Araújo e produção executiva de Gabriel Coêlho, a INDETERMINAÇÕES tem como principais eixos de atuação os campos da preservação, memória, pesquisa e publicação.

 

“Perspectivas Pretas: Oficina de Crítica Audiovisual” é composta de duas etapas. Na primeira, que é realizada na semana anterior ao NICHO NOVEMBRO 2021, aulas dialógicas convidam as pessoas participantes a investigar a crítica em conjunção com o cinema negro brasileiro, dando ênfase aos seus rastros históricos e suas perspectivas contemporâneas. Entre os tópicos abordados estão as problemáticas entre as discussões de representação e representatividade, bem como as possibilidades e desafios levantados pelos circuitos de exibição. Além disso, leituras críticas de longas e curtas-metragens de diretoras e diretores que se destacaram na historiografia cinematográfica nacional e nos últimos anos norteiam os debates.

 

Na segunda etapa, conduzida durante o evento anual do instituto, as participantes serão estimuladas a realizar uma crítica – em formato textual, visual ou outros –, tendo como base os filmes programados no NICHO NOVEMBRO (veja aqui a lista completa). Esse processo contará com a coordenação, interlocução e revisão da INDETERMINAÇÕES.

Boa leitura!


Este texto foi produzido durante a formação “Perspectivas Pretas: Oficina de Crítica Audiovisual”, conduzida pelo projeto INDETERMINAÇÕES a convite do NICHO 54. Orientados por Gabriel Araújo e Lorenna Rocha, os textos críticos se debruçam sobre os filmes exibidos no NICHO NOVEMBRO 2021.

Tags:

Formação